Como Saber o Tamanho do Aro da Roda do Carro?

A maioria dos aros vem com três tamanhos comuns estampados ou fundidos na parte traseira, mas você sabe o tamanho do aro da roda do carro?

Esses são os tamanhos mais importantes para determinar se o aro caberá no pneu e no veículo em que você deseja colocá-lo.

No entanto, existem duas outras medidas que muitas vezes são desconsideradas, e elas podem ser igualmente importantes para ajustar o pneu e o veículo corretamente.

Como Saber o Tamanho do Aro da Roda do Carro?
Como Saber o Tamanho do Aro da Roda do Carro? 5

Antes de comprar seus pneus novos na loja de pneus Michelin, confira este guia que o guiará por tudo o que você precisa saber sobre os aros do seu carro.

Depois de ler este artigo, você não saberá apenas como ler o tamanho do aro da roda, mas, se não estiver escrito em nenhum lugar, também aprenderá a medir o tamanho dos aros do seu carro. Vamos lá!

Por que é importante medir o Tamanho do Aro da Roda do Carro?

É de extrema importância verificar as dimensões do aro para garantir o encaixe do pneu ao seu carro corretamente. Com aros de tamanho do aro da roda errado, provavelmente você não vai conseguir montá-los no seu veículo.

roda
Como Saber o Tamanho do Aro da Roda do Carro? 6

Mesmo que seus aros se encaixam, você pode não ter espaço suficiente para limpar as pinças de freio, componentes da suspensão, o chassi do seu carro ou os pára-lamas. De qualquer forma, você está arriscando ter problemas sérios futuros.

Para comprar pneus novos, você vai precisar do tamanho do aro da roda correto do pneu de acordo com seus aros, na loja de pneus você encontra todos os tamanhos de pneus ideais para seu carro. 

Mas se você não sabe este tamanho do aro da roda, mais uma vez corre o risco de ter uma configuração ruim, ter problemas para instalar e manter seu pneu no aro, ou eles nunca poderão ser montados corretamente.

Mas sabendo o tamanho do aro da roda, esses são problemas que podem facilmente serem evitados. 

Dimensões do Aro de Leitura

pneus novos 01
Como Saber o Tamanho do Aro da Roda do Carro? 7

Normalmente, para facilitar as coisas e economizar tempo, as medidas mínimas, como diâmetro, largura da roda e deslocamento, são agrupadas para especificar o tamanho de seus aros. Veja como:

Largura (polegadas) x proporção x Diâmetro x Índice de carga x Índice de velocidade

Por exemplo, o pneu Energy XM2 + da loja de pneus, pode ser escrito da seguinte forma: 

175/65 R14 82H

Largura e diâmetro do aro

Quando você está aprendendo a medir o tamanho do aro da roda e os padrões dos parafusos em um carro, há quatro medidas principais que você precisa tirar. Eles são todos igualmente importantes.

Destacamos cada medição abaixo e explicamos como fazer, dessa forma, quando você for encomendar seus novos pneus na loja de pneus, você tem tudo o que precisa para acertar de primeira.

Medindo o diâmetro

Coloque o aro em uma superfície plana e estável e pegue uma fita métrica. Coloque um cobertor em cima de uma mesa e coloque o aro com os raios ou a parte central voltadas para cima. Use uma fita métrica retrátil que inclui marcas de hash para polegadas e milímetros.

Coloque o gancho da fita métrica na parte externa da borda do aro. Puxe a fita métrica pela borda para o lado oposto. Ajuste a caixa da fita métrica até que a lâmina cruze o centro do aro. Olhe para a fita métrica na borda do lábio para encontrar o diâmetro externo do seu aro.

pneu trocar carro
Como Saber o Tamanho do Aro da Roda do Carro? 8

Subtraia o comprimento do aro duas vezes do seu diâmetro externo, uma vez para cada extremidade da roda. Isso lhe dará o diâmetro do seu aro. Por exemplo, se o diâmetro externo for de 18 polegadas (46 cm), mas a borda for 1 polegada (2,5 cm) para fora do cano, o diâmetro real da roda será de 16 polegadas (41 cm), já que você subtrai a borda duas vezes, uma vez para cada lado.

Medindo a largura

Coloque o aro virado para a lateral em uma superfície reta e encaixe a fita métrica no lado inferior do aro. 

Para obter a largura correta do aro, você deve medir a partir do assento do talão (onde o pneu fica encaixado). A medida sempre vai ser em polegadas. A medida deve ser feita da borda para dentro, se encaixar a fita do lado de fora do aro, a medida vai sair errada. 

Pronto, agora com essas medidas você já consegue achar o pneu ideal para seu carro na loja de pneus Michelin.