Como funciona a manutenção preventiva de veículos? Entenda qual a importância desse serviço e quais itens devem ser avaliados para garantir o bom funcionamento e desempenho do seu carro.
A manutenção preventiva de veículos regular é provavelmente a única coisa que você pode fazer para ser um proprietário de carro feliz por economizar dinheiro em reparos no futuro, além de garantir que seu veículo funcione adequadamente.
No entanto, nem todos concordam sobre o que é manutenção preventiva de veículos, o que deve ser feito e quando deve ser feito, isso acontece porque muitos proprietários pensam apenas nos custos e que se o carro está funcionando não é preciso gastar mais.
Mas é justamente para que o carro continue funcionando bem e evite gastos com reparos caros no futuro que a manutenção preventiva de veículos deve ser realizada. Portanto, não se preocupe apenas em contratar a proteção veicular ou seguro auto para acionar em casos de acidentes ou reparos caros, mas sim em realizar a manutenção preventiva de veículos para uma condução segura e prolongar a vida útil das peças do veículo.
Conteúdo
Como funciona a manutenção preventiva de veículos?
Aqui estão algumas dicas sobre manutenção preventiva de veículos que se aplicam a qualquer veículo. Qualquer pessoa que já trabalhou em um carro ou gastou muito dinheiro com ele consertado lhe dirá: nunca ignore a manutenção preventiva de veículos.
Como mencionado anteriormente, a manutenção preventiva tem como objetivo realizar os cuidados necessários de acordo com as recomendações do fabricante para que o seu carro funcione adequadamente, evitar altos custos com reparos futuros, prolongar a vida útil do veículo e realizar uma condução segura evitando acidentes.
O básico da manutenção preventiva é realizar a troca de óleo, verificar a pressão dos pneus, verificar os níveis de fluidos, realizar o alinhamento e balanceamento, entre outros.
Geralmente, a primeira manutenção preventiva de veículos é indicada após 5.000 km rodados, sendo as demais indicadas a cada 10.000 km a 30.000 km de acordo com as recomendações do fabricante no manual do proprietário.
O que é preciso fazer na manutenção preventiva do veículo?
Confira a seguir quais os itens devem ser avaliados e o que é preciso fazer na manutenção preventiva do veículo:
Leia o manual do fabricante
Preste atenção ao manual de uso e manutenção. Independentemente do tipo de veículo que conduz, você não conhece as recomendações ideais em relação a manutenção preventiva de veículos específica, a qual descobrirá, no entanto, como o fabricante sugere que você troque o óleo, os filtros e as correias de transmissão, se está usando o tipo certo de óleo, entre outros, somente no manual do fabricante.
É como ligar algo tecnologicamente avançado ou um eletrodoméstico sem verificar o manual para ter certeza de que sabe o que está fazendo. Se você estiver usando o óleo errado, por exemplo, ou se estiver causando danos que custam mais para consertar do que você poderia economizar usando os materiais adequados para o seu veículo, acabará realizando danos precoces e gastando mais com reparos futuros.
Inspeção regular
A inspeção pode ser realizada tanto em casa como em uma oficina especializada. Confira os principais itens a serem avaliados na manutenção preventiva de veículos:
Luzes: Certifique-se de que todas as luzes estão funcionando.
Pressão dos pneus: Verifique a pressão dos pneus pelo menos a cada mês (compre um manômetro barato e mantenha-o no porta-luvas, se puder). Desta forma, você obtém uma melhor quilometragem, o que economiza dinheiro no consumo se descobrir uma pressão muito baixa.
Alerta a ruídos e vibrações: Fique atento a qualquer som estranho, dentro e fora do veículo. Ruídos e vibrações podem indicar que precisa levar seu veículo a uma oficina mecânica.
Verificar fluidos: Aprenda a controlar os fluidos anticongelante, direção hidráulica, líquido de arrefecimento e também fluido do limpador de pára-brisa.
Mesmo que o manual do proprietário não tenha muito a dizer sobre a verificação do fluido de transmissão ou anticongelante, não tenha medo de abrir o capô e verificar o reservatório e usar a vareta para verificar o óleo e, o mais importante, nunca ignore um vazamento ou suspeito.
Correias: Inspecione as correias dentadas (se há ferrugem, rigidez extrema ou protuberâncias nas mesmas) e substitua conforme necessário. Novamente, o manual do proprietário oferecerá a cada quantos km é preciso fazer a substituição ou verificação para o tipo de veículo.
Verifique o óleo e troque-o regularmente: Se o seu carro tiver uma vareta para verificar o nível, você pode verificar em casa. Saber a diferença entre óleo limpo, barrento e óleo turvo ajuda a economizar dinheiro já que pode realizar a troca em casa, se souber.
É difícil dar conselhos universais sobre quando o óleo precisa ser trocado, mas a resposta geralmente é dada no manual de uso e manutenção.
Verifique a bateria: A maioria das baterias hoje em dia não requer muita manutenção, mas você deve saber onde está e verificar se não vaza e se não há óxido ou outro acúmulo em suas conexões.
Substitua as palhetas do limpador pára-brisa: Pode parecer bobagem, mas várias pessoas costumam ignorar seus limpadores até que precise substituir o pára-brisa devido a abrasões. Os limpadores são baratos e fáceis de substituir. Não espere até ter sérios problemas de condução.
Substitua o filtro da cabine: Substituir um filtro de cabine é provavelmente uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para manter seu carro confortável. Na maioria dos veículos, o filtro de cabine é de fácil acesso e substituição.
Substitua o filtro de ar do motor: Chegar ao filtro de ar do motor pode ser um pouco mais complicado dependendo do veículo que você possui, mas substituí-lo regularmente é importante.
Se estiver sujo, substitua-o. Se você dirigir na cidade ele vai mais rápido, aumentando o consumo de combustível e diminuindo o desempenho do carro.
Velas de ignição: se suas velas de ignição estiverem desgastadas ou cobertas com acúmulo, seu motor não estará funcionando com eficiência. Isso pode custar-lhe dinheiro em combustível, mas também pode levar a uma avaria que pode custar caro para ser reparada.
Pode parecer assustador, mas em alguns casos, verificar e substituí-los não é tão difícil. Se você não quiser fazer isso sozinho (ou é um trabalho complicado em seu veículo), siga a recomendação do seu manual e troque-os regularmente.
Essas são apenas alguns dos itens essenciais a serem verificados na manutenção preventiva de veículos, e a maioria das verificações pode ser feita por conta própria. Não podemos deixar de enfatizar a importância de verificar o manual do proprietário para qualquer coisa relacionada à manutenção, ou algo específico para o seu veículo.