Confira uma lista de alimentos ricos em fibras para você incluir no cardápio e ter uma alimentação muito saudável.
Os alimentos ricos em fibras são aqueles que melhoram o funcionamento do intestino, uma vez que a digestão é feita mais rapidamente, combatendo a prisão de ventre e possíveis problemas estomacais, como a azia, por exemplo.
Inclusive, os alimentos ricos em fibras ajudam na absorção de açúcares e gorduras, regulando os níveis de colesterol e de triglicérides, já que ajuda na eliminação de gordura no sangue. Aliás, os alimentos ricos em fibras também ajudam no emagrecimento, pois aumentam a saciedade, deixando você com menos fome.
Os alimentos de origem vegetal são ricos em fibras tais como as frutas (também as secas) e as leguminosas. É comum os nutricionistas incluírem alimentos em fibras para diminuir os sintomas e controlar as doenças, como as cardiovasculares e para pessoas que têm diabetes ou que tem muito colesterol alto.
Conteúdo
Você sabe Quais os Alimentos ricos em fibras?
Mas, caso você comece a incluir esses alimentos em seu cardápio, é preciso adicionar grandes quantidades de água para facilitar o funcionamento do intestino.
Alimentos ricos em fibras (em 100g)
- Cereais All Bran – 30,1 g
- Maracujá – 16,9 g
- Gérmen de trigo – 14 g
- Amêndoa com casca – 12 g
- Repolho – 6,3 g
- Gergelim – 5,3 g
- Cevada torrada – 5,3 g
- Goiaba – 5,3 g
- Feijão-fradinho – 4,9 g
- Ervilha – 4,7 g
Frutas ricas em fibras
- Sapoti
- Jenipapo
- Popunha
- Cambucá
- Bacuri
- Pera com casca
- Uvas
- Maçã
- Tangerina
- Pêssego
- Morango
- Goiaba
- Ameixa
- Caqui
- Abacaxi
- Tomate
- Laranja
- Mamão
- Framboesa
O objetivo das fibras alimentares para o organismo é justamente regular o trânsito intestinal, prevenindo de constipação ou falta de evacuação, o que pode deixar a pessoa mal humorada, estressada, inchada, além de outras sensações.
Fibras solúveis x fibras insolúveis
A diferença que reside entre esses dois tipos de fibras é o fato das solúveis dissolverem na água e quando consumimos, oferece maior sensação de saciedade ao organismo. Logo, é ótimo para quem quer emagrecer. Por outro lado, as fibras insolúveis são aquelas que melhoram o trânsito intestinal, evitando inflamações e machucados no intestino.
Alimentos ricos em fibras solúveis: pêssego, banana, pera, morango e legumes, como o brócolis.
Alimentos ricos em fibras insolúveis: amendoins, cereais e vagem.
O consumo diário de fibras deve ser em torno de 20 a 30 g. Para que não perca nenhuma propriedade dos alimentos ricos em fibras, o ideal é consumi-los, na maioria das vezes, cru ou cozido.
Fibras e o câncer
Uma das causas de aparecimento de câncer no intestino é a falta de ingestão de fibras para regular a flora intestinal. Estudos realizados comprovam que se você ingere uma quantidade suficiente de fibras por dia pode emagrecer com isso, tendo uma dieta equilibrada e aliando com atividades físicas, assim, o risco de aparecimento de células cancerígenas é ainda menor.
Então, não custa nada incluir algumas fibras alimentares no seu cardápio nas refeições do dia a dia, e ter muito mais saúde.
As fibras alimentares fazem bem para a saúde, em principal para o intestino, como já foi dito. Logo, necessita-se prestar mais atenção em seus benefícios para prevenir doenças e garantir um melhor funcionamento do organismo como um todo.