O tapete é um acessório decorativo atemporal, além de ser muito útil. Mas como escolher o tapete para casa? Dimensões, forma, estilo, cor, método de tecelagem… Veremos todos os critérios a ter em conta na hora de fazer a sua escolha!
Conteúdo
Tapete para casa: qual o ideal para sala de estar?
São 3 motivos principais para sua sala de estar ter um tapete: é um plus para a sua decoração, proteção para o seu piso e maior conforto.
1 – Um Plus para a sua decoração
Seja para uma sala grande ou pequena, o tapete é um acessório decorativo indispensável. Permite enfeitar qualquer interior de forma simples e elegante. Com ele é possível criar total harmonia no ambiente, ou, ao contrário, criar contraste e trazer um toque de originalidade. Tudo depende da sua escolha final e do seu mobiliário, principalmente do sofá.
2 – Proteção para o chão da sua sala
A sala é um dos cômodos da casa onde as pessoas mais entram e saem. Portanto, o tapete para casa é importante proteger sua superfície. Seja por questões de higiene ou para evitar arranhões e marcas, o tapete é uma excelente solução. Isso torna a manutenção geral de uma sala muito mais simples.
3 – Retém melhor o calor
Um tapete ajudará a reter melhor o calor. Não há mais contato frio com o piso de parquet sob seus pés, você pode desfrutar do conforto e bem-estar oferecidos pela lã, pelo algodão ou pelo longo do seu tapete felpudo.
Os principais estilos de tapete para casa
Para o ajudar a encontrar o melhor tapete para casa, vamos conferir agora os diferentes estilos disponíveis. Entre o tapete estampado, tapete personalizado para loja, o tapete vintage, o tapete escandinavo, o tapete felpudo e muitos outros!
O tapete clássico ou estampado
O tapete clássico costuma ter formato retangular, mas também pode ser redondo ou oval. Possui fibras curtas e cores vivas e coloridas. Combina perfeitamente com interiores neutros.
O tapete vintage
O tapete vintage geralmente é quadrado ou retangular e grande em tamanho. Apresenta cores vivas (vermelho, verde), com padrões que lembram símbolos. É a solução perfeita para casas com um estilo autêntico.
O tapete escandinavo pode ser retangular, quadrado ou redondo. De tamanho médio ou pequeno, sua superfície é plana e clara, ou coberta com padrões geométricos de várias cores. É o tapete perfeito sob a mesa de centro e a melhor escolha para uma pequena sala de estar.
O tapete felpudo
O modelo felpudo é um dos mais originais. Tapete em plástico ou fibra natural, destaca-se pela altura do pelo. Pequeno ou grande, é o tapete ideal para dar um toque aconchegante à sua casa, sobretudo em quartos de casais.
Tapete berbere
O tapete berbere é um modelo topo de gama popular. Ele vem em uma ampla variedade de formas, mas geralmente é muito grande e retangular. Seus padrões orientais e sua tecelagem excepcional são suas principais qualidades.
Tapetes comerciais
Ideal para utilizar em qualquer ambiente, este tapete mantém dimensões padrões com diferentes bordados. Sendo leve e liso, é uma escolha mais simplificada e rápida para comércios, principalmente pelo fato de poder personalizar da forma que você quiser:
- Um logotipo
- Frases para clientes, família, casais
- Personagens geeks, entre outros
Portanto, tapetes comerciais são muito flexíveis, podendo alavancar sua marca ou ser um atrativo na decoração!
Critérios para escolher o tapete para casa
Agora, vamos revisar os 6 principais critérios a serem considerados ao escolher o tapete da sua sala.
Dimensões
O primeiro elemento a considerar é o tamanho do seu tapete. Para escolhê-lo, é sobretudo o espaço que tem na sua casa que conta, bem como o tamanho dos seus móveis. Por exemplo, um tapete de sofá deve ser adequado para este último.
As dimensões do seu produto também dependem do layout geral da sua sala de estar. Se você deseja combinar vários tapetes, é melhor optar por modelos pequenos. Se você quiser apenas um tapete, um modelo de tamanho médio ou grande será a melhor solução.
A forma do seu tapete
Redondos, retangulares, quadrados ou até ovais, existem muitos formatos de tapetes! Para fazer a sua escolha, deixe que falem os seus gostos e, sobretudo, o estilo decorativo da sua casa.
Por exemplo, um pequeno tapete redondo ou oval é uma escolha muito boa para um tapete de mesa de centro, enquanto um tapete retangular ou quadrado é melhor para um tapete de sofá. Experimente para ver o que funciona melhor.
O material do qual seu tapete é feito
Um tapete de sala pode ser desenhado em materiais naturais muito diferentes:
- Lã: fibra natural macia, durável, quente e fácil de cuidar.
- Algodão: durável, barato e vem em várias formas (tapetes hurrie, tapetes kilim, etc.).
- Juta: muito forte e versátil, especialmente para interiores autênticos e ensolarados (resistente ao desbotamento).
- Seda: design sofisticado, muito luxuoso e macio, mas não muito durável ao longo do tempo.
Em vez de fibras naturais, também é possível optar por fibras sintéticas. Nylon, poliéster, polipropileno e viscose são alternativas excelentes e muito mais baratas.
O método de tecer o tapete
Mas o tapete não é apenas um tipo de tecido, é também um modo de tecer. Aqui estão os principais:
- O tapete com nós: as fibras do tapete são amarradas juntas. Um estilo comumente associado aos tapetes persas.
- O tapete de crochê: tecido nas costas a partir de um padrão, perfeito para padrões vintage.
- O tapete trançado: longas porções de tecido trançadas e costuradas juntas, interessantes para modelos ovais e redondos.
Cor do seu tapete
Para a cor do seu tapete para casa, todas as soluções são possíveis. Cores vivas como laranja, roxo, verde ou vermelho; tons mais neutros como cinza, branco e todos os seus tons, fica a seu critério.
A atmosfera da sua sala de estar e a harmonia geral são critérios de seleção importantes. Se a sua decoração for bastante colorida, é melhor optar por um tapete do mesmo estilo. O mesmo vale para uma decoração moderna, refinada, neutra e monocromática.
Mas, é claro, essas regras não se aplicam sempre. Por exemplo, um tapete laranja pode trazer um toque de originalidade a um interior muito sóbrio.
Por fim, nada impede que você opte por um tapete multicolorido ou vários modelos pequenos em cores diferentes.
Outras características do seu tapete
Um tapete pode ter outras características que podem ser secundárias para alguns, mas que não deixam de ter alguma importância.
Por exemplo, é possível encontrar modelos com costas antiderrapantes. Esses tapetes proporcionam maior segurança, principalmente para quartos infantis, mas também podem ser usados em uma sala de estar.
Outros são especialmente concebidos para serem compatíveis com sistemas de piso radiante. Assim, não há risco de acidente ou danos ao carpete.
Se gosta de variar os estilos consoante as estações, ou as ocasiões, também tem a possibilidade de optar por um tapete reversível.
Por fim, pode adquirir um tapete ecológico, cuja produção, tecelagem e materiais respeitam o meio ambiente.
Conclusão
Agora você conhece todos os critérios para encontrar o tapete para casa que melhor se adapta à sua decoração e às suas necessidades. Forma, cor, dimensões, basta escolher. Em um mercado de tapetes comerciais tão amplo, sua escolha se torna mais rápida e muito acessível ao seu gosto!