Entenda qual é o trabalho de um psicólogo

Mesmo que a procura por psicólogo seja cada vez mais comum, a verdade é que ainda falta conhecimento com relação a como o trabalho deles é feito.

Afinal, ainda existe a ideia de que esse profissional tem de dar ao paciente uma resposta com relação ao que ele está passando, mas não é assim: o psicólogo, de forma geral, não vai dizer a quem está atendendo que ele deve “fazer isso” ou “não fazer aquilo”.

Acaba sendo uma grande surpresa quando o paciente chega até o consultório do terapeuta e este não age da forma como ele gostaria.

Para entender tudo sobre psicólogo e como é o trabalho deles, é só ler abaixo!

O psicólogo pode prescrever remédios?

Esse é um dos pontos que mais diferenciam o trabalho desse terapeuta e do psiquiatra, por exemplo. Inclusive, é comum que os pacientes até mesmo confundem esses dois tipos de terapeutas e é por isso que vale a pena deixar claro que prescrição de medicamentos não faz parte do seu trabalho.

Sendo assim, nenhum psicólogo pode fazer receita de nenhum tipo de antidepressivo, por exemplo, mesmo que sejam os mais básicos.

É por isso, aliás, que muita gente tem preferência pelo acompanhamento com os profissionais de Psicologia: hoje, ainda existe bastante resistência para consumir medicamentos controlados. Assim, quem quiser ter certeza de que não precisará tomar medicamentos costuma preferir a Psicologia.

Como o profissional de Psicologia ajuda os seus pacientes

Normalmente, as pessoas que chegam a uma consulta com profissional da Psicologia querem que esse este diga claramente como determinada situação pode ser solucionada.

Por exemplo: se é um paciente que está com uma dificuldade em seu casamento, ele costuma querer que o seu terapeuta diga o que é preciso fazer para que esse relacionamento seja “salvo”. 

Apesar disso, não é assim que o trabalho desses terapeutas acontecem: a sua principal função é ajudar os seus pacientes a identificar por sua conta o que seria vantajoso para o seu problema.

Para isso, o terapeuta vai fazendo perguntas, vai esmiuçando os sentimentos desse paciente até que ele identifique aquilo que de fato o incomoda e onde está a gênese do seu sofrimento.

É devido a isso que o tratamento psicológico costuma ser longo: porque leva tempo até que o terapeuta consiga chegar até a raiz dos sentimentos dos seus pacientes, inclusive porque alguns não são receptivos.

Vale dizer que esse atendimento psicológico feito em consultórios recebe o nome de psicologia clínica.

Por que o psicólogo não pode ser alguém conhecido?

Há uma regra que determina que o paciente e o terapeuta não devem se conhecer, ao menos profundamente. Isso se deve ao fato de que a proximidade e qualquer laço emocional poderia afetar o diagnóstico desse profissional.

Por exemplo: seria mais difícil diagnosticar um amigo como portador de tendências de psicopatia. 

Além disso, é claro que existe uma questão de privacidade: é bem mais fácil falar de sentimentos embaraçosos com pessoas que não fazem parte do seu ciclo social.

Há atendimento psicológico para diferentes faixas etárias!

Atualmente, é possível conseguir psicólogo para diferentes faixas etárias, sempre com a adaptação da abordagem, conforme o tipo de paciente.

Assim, há atendimento terapêutico para as crianças, vertentes específicas para os adolescentes, para os casais, etc.

Não se pode esquecer de que existem terapeutas que se especializam no atendimento clínico a quem sofreu acidentes, a quem foi vítima de um abuso, a quem está vivendo luto, etc.

Todas essas especificidades fazem com que seja possível para os pacientes encontrar o terapeuta perfeito para a sua condição.

Quanto custa a terapia?

O psicólogo não tem um valor específico para cobrar a cada consulta. Na verdade, isso vai depender de qual é a especialização desse psicólogo, quantas vezes por semana haverá consulta, onde o seu consultório está localizado, etc.

Vale dizer que existem pessoas que conseguem uma terapia social, ou seja, é uma terapia com um valor mais acessível para aqueles que têm uma condição financeira mais baixa.

Considerando que muita gente acredita que a terapia psicológica é algo muito fora das suas possibilidades, a recomendação é que sempre se pesquise quais são os melhores valores para as consultas.