Como melhorar a qualidade do áudio na gravação? Confira quais as principais dicas podem ajudá-lo a realizar a produção de conteúdo em vídeo com ótima qualidade de áudio, através das principais informações reunidas neste conteúdo.
O vídeo se tornou o formato de conteúdo mais consumido na internet nos dias atuais, nos quais podem ser ensinados tutoriais, realizar a resenha de um produto, divulgar marcas e fazer o marketing da empresa, entreter o público, entre outros. Sendo o mesmo, uma das melhores estratégias de marketing digital, pois esse é o modelo com maior engajamento nas redes sociais, plataformas de vídeo, etc.
No entanto, para produzir um conteúdo profissional que atrai a atenção do público-alvo e gera maiores chances de engajamento, alguns cuidados são essenciais, bem como, se atentar ao som e saber como melhorar a qualidade de áudio da gravação, o que é uma parte delicada até mesmo para empresas de estúdio de áudio.
A gravação de áudio geralmente é deixada por último, mas é tão importante para o seu produto final quanto o conteúdo do vídeo gravado. É sempre mais fácil otimizar a qualidade do áudio gravado do que corrigir o áudio abaixo do padrão na pós-produção, por isso, é importante saber como melhorar a qualidade do áudio na gravação.
Conteúdo
Como melhorar a qualidade do áudio na gravação?
Deseja saber como melhorar a qualidade do áudio na gravação? Confira a seguir as principais dicas para deixar o seu conteúdo profissional, atrair a atenção do público desejado e aumentar o número de engajamento do seu perfil nas principais plataformas online:
Mantenha uma distância segura
Uma dica de como melhorar a qualidade do áudio na gravação é: antes de começar a gravar, lembre-se de que quanto mais próximo o microfone estiver da fonte sonora, melhor será a qualidade da gravação.
Tom de voz
Fale direto no microfone, mas não grite. Microfones profissionais são altamente sensíveis, então você não precisa forçar sua voz.
Escolha os dispositivos de gravação de som corretos
A escolha de microfones pode ser muito difícil, mas não se preocupe, pois existem duas características principais que podem ajudá-lo a realizar a escolha do seu microfone: o tipo de fonte de alimentação e a direção do som gravado.
Tipos de Fonte de Alimentação de Microfone
Ao pesquisar sobre como melhorar a qualidade do áudio na gravação do vídeo, serão exibidos resultados sobre os tipos de fonte de alimentação do microfone.
Existem dois tipos principais de microfones de acordo com a fonte de alimentação: condensador e dinâmico. Os microfones dinâmicos não precisam de eletricidade adicional para funcionar. Mas os microfones condensadores precisam de alimentação fantasma.
Os microfones condensadores são altamente sensíveis à vibração e sempre vêm com uma montagem antichoque. Um suporte de choque também chamado de ‘montagem de aranha’ ou ‘suspensão elástica’, é um suporte de microfone suspenso, como uma aranha pendurada em uma teia.
Você deve ter muito cuidado para não tocar em um microfone condensador, pois isso machucará seus ouvidos. Mas a alta sensibilidade à vibração é o que proporciona um som verdadeiramente bonito que algumas pessoas acham relaxante e até mesmo redutor de estresse.
A direção do som gravado
Existem microfones unidirecionais ou simplesmente direcionais, bidirecionais e omnidirecionais. A diferença tem a ver com a sensibilidade à direção do som.
Os microfones direcionais são mais sensíveis ao som vindo de um lado e menos sensíveis ao som vindo de outras direções. Existem também microfones direcionais cardióides e supercardióides com apenas uma diferença. Os microfones supercardióides são menos sensíveis a sons de outras direções do que os cardióides. Mas, ao mesmo tempo, eles captam sons por trás do microfone. E microfones cardióides não.
Os microfones bidirecionais têm a mesma sensibilidade aos sons da frente e de trás, mas são menos sensíveis aos sons vindos das laterais. Os microfones omnidirecionais têm a mesma sensibilidade aos sons ao redor.
Uma opção mais fácil e barata é usar um microfone de lapela. Você pode gastar pouco e ainda receber um som melhor do que com o microfone embutido em sua câmera. Existem diferentes maneiras de usar seu microfone de lapela:
- Se estiver longe da câmera, você pode conectar o microfone de lapela ao telefone e gravar no ditafone. Esta é uma opção mais barata.
- Você pode usar um sistema de rádio e gravar através do transmissor diretamente na câmera. Se você estiver perto da câmera, poderá conectar o microfone de lapela diretamente à câmera.
Se você quiser gravar sons ao seu redor, como pássaros cantando ou ondas do mar, use um gravador. Os gravadores geralmente gravam em estéreo e capturam o áudio por área, pois possuem 2 microfones condensadores que apontam para as laterais. Existem opções caras e baratas.
Você não precisa necessariamente de um modelo mais caro, um gravador básico ainda fornecerá a qualidade de som de um microfone profissional.
Há também um microfone shotgun que grava som direcional de alta qualidade. Este microfone condensador é usado principalmente na produção de filmes e requer alimentação fantasma.
4. O dispositivo de gravação certo
O dispositivo de gravação certo é importante para tornar seus vídeos atraentes para o público. Mas a edição de som também. Recomendamos usar um compressor para editar o som gravado.
5. Faça um teste de gravação
Tentar melhorar a qualidade de som ruim em vídeos já postados não vai funcionar. Claro, acontece que o som gravado não sai bem. A melhor opção é gravar o vídeo novamente.
Por isso, para quem deseja saber como melhorar a qualidade do áudio na gravação de vídeos, a dica é que organize todos os ambientes para eliminar a distração, além de gravar em um local onde as chances de captar ruídos e sons externos são baixas. Faça um teste antes de realizar a gravação oficial.
Mesmo que seja possível fazer uso de aplicativos para edição de vídeo, o áudio é bem mais complicado de editar. Portanto, a preocupação com a qualidade do áudio deve ser priorizada durante a produção, a fim de conseguir um resultado profissional e evitar gastar muito tempo com edições, as quais podem não ser o suficiente, e você pode ter que regravar o trabalho desde o início.
Gostou das dicas de como melhorar a qualidade do áudio na gravação de vídeo? Aproveite-as para produzir conteúdo profissional!